COMO ESTÁ O SERTÃO DE ALAGOAS SEM CHUVAS HÁ 02 ANOS

Por Cláudio André, publicado em 11 de outubro de 2018

Riachos secos, vegetação torrando no sol, temperatura acima dos 40 graus… Eis a realidade do povo sertanejo que não veem chuva há mais de 02 anos.

O assentamento Lameirão fica na zona rural de Delmiro Gouveia, está há 05 km do rio São Francisco. A comunidade vive do bombeamento da água do Velho Chico, a grande celebração é a chegada da água pra os moradores.

O riacho da Mina faz tempo que não ver água escorrendo. No tempo de trovoadas bota cheias que deságua no Velho Chico, mas faz muito tempo que isso não ocorre.
As gravuras rupestres estão cravadas nas rochas, sinal da presença do homem pré-histórico. Índios pancararus viveram também nessa região. Foram eles responsáveis por essas gravuras?
O maior desafio nesse lugar não é distância, mas a alta temperatura. Como resistir e sobreviver num lugar assim? Já escreveu Euclides da Cunha, “o sertanejo é antes de tudo um forte“.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.