SERROTE DO VENTO VISTO DA SERRA GRANDE NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO. UM ESPETÁCULO DA NATUREZA

Por Cláudio André, publicado em 27 de setembro de 2018

Parece ser perto, mas o Serrote do Vento, localizado em Estrela de Alagoas, diante da sua beleza natural, distante da Serra Grande, zona rural de Bom Conselho,  o alcance das lentes do Blog do Poeta foi suficiente para se fazer essa imagem. O serrote tem 450 metros de altitude, é um dos pontos turístico e religioso do município estrelense.
Tudo depende do ângulo que você ver. Indiscutivelmente, a região do sítio Flores, Serra Grande, ambos da zona rural de Bom Conselho é encantadora. Mesmo estando no clima de sertão, essa região que fica numa cordilheira deixa-nos boquiabertos pelo paisagismo que se ver ao longe.
Com um clima de sertão, o sítio Flores não fica atrás. As árvores e plantas que se dão com o clima, deixam os cercados bem mais com vivacidade. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá. 
O município de Bom Conselho tem os três climas, na região do Sítio Flores o clima é de sertão, onde as altas temperaturas deixam o lugar com cara de deserto. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
A serra Grande na zona rural de Bom Conselho, goza de seus 400 metros de altitude e ao longe pode se ver o quanto a natureza caprichou. Um dia isso tudo foi fundo do mar.
A partir que as chuvas foram reduzindo, a vegetação foi mudando de cor, fruto de alta estiagem. A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. A caatinga é formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega “xero”, seco e “philo”, amigo)
A serra Grande serve para se fazer trilha, em determinados momentos é utilizada como Rota da Fé. Dentro do clima de sertão, definimos a palavra caatinga, que é indígena, de origem tupi, e quer dizer “mata branca”, “mata rala” ou “mata espinhenta”. Recebeu esse nome dos índios que habitavam a região porque durante o período de seca a vegetação fica esbranquiçada

Imagine você morar num lugar assim, do telhado da sua casa ter essa obra da natureza. Temperatura na casa dos 30 graus, ventilação natural e uma vista panorâmica sensacional. Os moradores do sítio Flores tem esse privilégio.
A falta de reflorestamento deixa esses espaços nos cercados da região serrana de Bom Conselho. Sem árvores, a tendência é termos altas temperaturas e estiagens prolongadas. As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera. 

Vegetação de caatinga, clima de semiárido, vista panorâmica inigualável. Assim é a região do sítio Flores. A zona rural de Bom Conselho tem um lençol freático muito rico. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver.



Independentemente, se tem folhas ou não, as árvores sempre terão sua beleza natural como a imagem acima. As árvores desempenham um importante papel na produção de oxigênio, estudos demonstram que florestas antigas, equilibradas, produzem a mesma quantidade de oxigênio e gás carbônico, sendo por isso importante o plantio de novas áreas verdes, pois árvores jovens produzem mais oxigênio do que gás carbônico.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.