AS BELEZAS DOS SERTÕES NORDESTINOS. AS PAISAGENS QUE ENCANTAM A TODOS

Por Cláudio André, publicado em 5 de julho de 2018

Andando por esses sertões tenho encontrado lugares maravilhosos, com paisagens que mais parece cenários de filmes.
O mandacaru, planta nativa do sertão, que aguenta calor, mas que guarda em seu caule água e tem nos espinhos sua autodefesa, inclusive, já foi muito utilizado em romances brasileiros.
O Pedrão Velho, localizado na zona rural da minha terra natal, Olho d’Água das Flores, sertão alagoano, exibe uma natureza inigualável. Rochas, vegetação de caatinga e um clima que tem sua temperatura que varia entre 25 e 42 graus no período do verão.
A Lagoa do Gado que está entre o Sítio Guarani e o povoado de Pedrão, tem seu formato parecido com o mapa de Alagoas. Mesmo sendo temporário, sua localização e sua beleza natural necessitam que haja um maior cuidado em sua preservação.
Os Caldeirões do Gonçalo servem de piscinas naturais e de reservatório d’água para uso animal. O que falta, na verdade, é uma ação da mão humana para que o local seja mais conservado e preservado.
O Tanque de Pedra acumula água da chuva mas, não segura por muito tempo, fruto de rachaduras provocadas nas rochas devido a implosão de rochas nas imediações.
O Xique-Xique que mais parece um castiçal, da o ar da graça no meio da vegetação rasteira de caatinga.
Os caldeirões de pedra localizados no sertão de Alagoas são manifestações da natureza e que precisam ser preservados. A chuva que caiu meses atrás deixou o ambiente ainda mais bonito. 

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.