O FRUTO DO MANDACARU É UM VERDADEIRO PRATO FEITO PARA OS PÁSSAROS

Por Cláudio André, publicado em 1 de julho de 2018

O mandacaru (Cereus Jamacaru) é uma planta cactácea e nativa do Brasil, também é conhecida como cardeiro. É típica da caatinga e nasce em vários lugares, até mesmo nos telhados das casas rurais. 
Vive tranquilamente em lugares de clima seco e com pouca água, pode chegar a 6 metros de alturas e no lugar das folhas a planta contém espinhos para proteger a planta contra os herbívoros da região. 
As raízes do mandacaru consegue absorver água contida no lençol freático e o tronco é protegido por uma película grossa para evitar a perda de água.
O fruto e a flor do mandacaru servem para alimentar aves e abelhas. De acordo com a cultura popular, o mandacaru é capaz de tratar problemas renais.
A castanhola é uma árvore exótica e invasora que pode alcançar até 35 metros de altura. Originária da Ásia. Costuma ser plantada próximo a praias pela sua tolerância a salinidade. Utilizada na arborização urbana por sua boa sombra. Formando uma copa geralmente irregular, mas em níveis de ramagem horizontal definidos. Nos sertões brasileiros é comum encontrar essa árvore frondosa.
Dependendo do clima e local, podem ser encontrados biomas diferentes, variando entre mangue, mata atlântica, vegetação de dunas, cerrado, caatinga, restinga, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais. O tipo de vegetação pelo qual o Nordeste é mais conhecido é a que forma a caatinga. O Pedrão Velho, na zona rural de Olho d’Água das Flores, sertão de Alagoas, tem esse tipo de vegetação.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.