CONHEÇA A PEDRA DO ASTEROIDE – UMA ROCHA GIGANTE NO MUNICÍPIO DE VENTUROSA

Por Cláudio André, publicado em 25 de junho de 2018

Quem passa pela BR-424, sentido ao sertão do estado de Pernambuco, já no município de Venturosa, você se depara com uma rocha às margens da rodovia que mais parece um asteroide. A beleza natural com sua coloração alaranjada, quando batem os raios do sol, torna-se numa exibição espetacular da natureza.
Os asteroides são corpos rochosos e metálicos que possuem órbita definida ao redor do Sol. Fazem parte dos corpos menores do sistema solar, possuindo, geralmente, apenas algumas centenas de quilômetros. Alguns asteroides possuem satélites naturais.
A Pedra do Asteroide fica no município de Venturosa, agreste meridional de Pernambuco. No mesmo município existem outras geoformas, como por exemplo, as pedras do Touro, Furada e do Peri-Peri. A vegetação de caatinga toda verdinha (nesse período de inverno), deixa o meio ambiente ainda mais bonito.
A rocha localizada na cidade da Pedra que tem quase 4 mil metros de diâmetro e 615 metros de altura, é o reflexo de alguma erosão há milhares de anos.  
Para quem não sabe, uma rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. Eis a explicação da existência dessa rocha que da origem ao nome da cidade da Pedra.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.