O TURISMO RELIGIOSO É DOS PONTOS MARCANTES NO MUNICÍPIO DE PEDRA/PE

Por Cláudio André, publicado em 24 de junho de 2018

Os pedrenses são fervorosos na fé. Durante a subida da principal rocha granítica encontramos uma pequenina casa de oração com a imagem de Frei Damião, uma doação da família do senhor Fernando Vale no ano de 2007. Nesse local, muitas pessoas pagam promessas, declarando sua fé através de orações e outros tipos de manifestação.
A Igrejinha que tem imagens de vários santos, em especial, do beato Frei Damião de Bozzano, serve de ponto de várias atividades religiosas.
Diz a história que no ano de 1870 o capitão Manuel Leite mandou erguer na fazenda uma capelinha de taipa, sob a invocação da Virgem da Conceição, dando como patrimônio uma légua de terra em quadro. Foi uma homenagem ao seu pai, Manoel Leite da Silva, falecido em 1801. Por aí, percebe-se como a religião foi marcante no início do município de Pedra.
A cruz, simbolo da fé, mostra a força da religiosidade no município da Pedra. Como local de sermões, o cruzeiro que está em cima da rocha há mais de 600 metros de altitude. Ao longe vemos a BR-424 que liga o agreste meridional ao sertão do estado.
Pelo que a reportagem desse blog percebeu, a igrejinha que está no topo da serra de pedra, está passando por melhorias, onde já trocaram o telhado, a pintura, o oratório, dando uma ênfase maior na religiosidade dos pedrenses.
Mesmo quando fica nublado, a beleza natural da serra de pedra reflete em todos os aspectos que tem demonstração da fé que alimenta o povo em todos os seus momentos. O cruzeiro marca o ponto de partida da fé.
A casinha de oração em homenagem a Frei Damião serve de ponto para pregação durantes atos religiosos. Uma pequena arquibancada e um simples altar, serve de apoio para todos aqueles que promovem atividades religiosas. No período da Semana Santa há uma maior aglomeração de pessoas da cidade e da região.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.