PROJETO POETA VIAGENS E AVENTURA CHEGOU AO MUNICÍPIO DE PEDRA NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

Por Cláudio André, publicado em 23 de junho de 2018

O Projeto Poeta Viagens e Aventura chegou ao município de Pedra, localizado no agreste meridional de Pernambuco, entre as cidades de Venturosa e Arcoverde.
Pedra é um município brasileiro do estado de Pernambuco, formado pelo distrito sede, Horizonte Alegre, Poço do Boi, São Pedro do Cordeiro, Santo Antônio do Tará, Poço das Ovelhas e São Francisco.
Conceição da Pedra foi o primeiro nome do atual município e o local da vila foi, primitivamente, uma fazenda da gado de propriedade do capitão-mor Manuel Leite da Silva (falecido em 1801), oriundo das bandas de Penedo, descendente de portugueses. Seu pai chamava-se Bento Leite Cavalcanti. 
O capitão Manuel Leite mandou erguer na fazenda uma capelinha de taipa, sob a invocação da Virgem da Conceição, dando como patrimônio uma légua de terra em quadro. 
O município situa-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os Rios Ipanema e Cordeiro, e os riachos Mororó, Lagoa, Periperi, do Mel, Salgado, Riachão, da Veneza, da Luísa, Seco, do Saco, da Volta Grande, Ipueiras, São José, do Angico, do Tamanduá e do Defunto.
Em julho de 1875 a capela foi reedificada pelo capuchinho húngaro frei Estêvão da Hungria, falecido na Colônia Jiquiçara, no estado da Bahia, em 19 de maio de 1878.
Em todo o percusso da rocha gigante, há cruzes, cruzeiros e igrejinhas que servem de ponto de oração e contemplação. Em especial no período da Semana Santa, romeiros e mais romeiros fazem a subida até o topo da serra de pedra. O local é utilizado para se pagar promessas e encenação da Via Sacra.
O município de Pedra está localizado no Planalto da Borborema. A população, segundo estatísticas do IBGE em 2014, chegou a 21 mil e 609 habitantes. Da cidade da Pedra até a capital Recife, tem uma distância de 232 Km. O município fica ao norte com Pesqueira e Arcoverde, ao sul, com Águas Belas, ao leste com Venturosa, Paranatama e caetés, e ao oeste com Buíque.
A freguesia de Pedra foi criada pela lei provincial número 561, de 6 de maio de 1863, sendo provida canonicamente por ato diocesano de 14 de julho do mesmo ano, pelo seu primeiro vigário, padre Nuno Teodoro da Costa. Foi elevada a categoria de vila pela lei provincial de número 1542 de 13 de maio de 1881, instalando-se a Câmara Municipal em 17 de agosto de 1885. 
A cidade da Pedra situa-se na base de uma enorme formação granítica de forma cônica, uma pedra com 3,822 metros de circunferência e 615 metros de altura, constituindo-se em uma beleza natural.
Esse blogueiro encarou o desafio de subir a gigante pedra que de cima se tem uma vista panorâmica sensacional da cidade e do seu entorno. Foram 40 minutos de caminhada ruma ao cume da pedra. Mesmo com um sol escaldante, cheguei ao topo dos 615 metro de altura. Uma experiência super saudável.
Segundo relatos históricos, em 19 de maio de 1893 constituiu-se como província autônoma. Foi desmembrada do município de Buíque quando teve sua autonomia e passou à categoria de cidade.

E ATENÇÃO!
Nas próximas postagens estaremos relatando um pouco mais da história do município da Pedra, inclusive, com várias fotos de ângulos diferentes do principal ponto turístico-religioso da referida cidade.
AGUARDEM!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas