TURISMO: CHEGAR AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA FOI UM DESAFIO, MAS, RECOMPENSADOR

Por Cláudio André, publicado em 10 de junho de 2018

Publicidade

A frase do cartunista americano, Frank Tyger, diz: “Fazer o que você gosta é liberdade. Gostar do que você faz é felicidade”. Assim me descrevo em cada viagem, em cada postagem, em cada lugar visitado (que não são poucos).
Pequenos cactus, grandes significados. A natureza é assim, nos da lição de todo tipo. Existe uma harmonia entre plantas e ambientes cheios de obstáculos, mas, há vida por todos os lados.
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas.  A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-Xique, a Aroeira e a Braúna.
A caatinga é um bioma que se concentra na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais. O agreste meridional de Pernambuco tem suas particularidades e a vegetação de caatinga está presente em todo os municípios da região agrestina.
A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega “xero”, seco e “philo”, amigo)
No Sítio Boi Branco que fica a pouco mais de 15 Km da cidade de Iati, term um ecossistema que caracteriza a realidade do povo sertanejo. A vegetação rasteira serve para pega de boi no mato, esporte praticado por vaqueiros, corredores de vaquejada e amantes da vaquejada.
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km².
A cada passo fui encontrando as belezas naturais do Sítio Boi Branco em Iati. Essa foi a trilha que fiz por mais de uma hora, dentro do mato, passando por porteiras, por baixo de cercas de arame farpado, mas, em compensação, a natureza exuberante. Caminhar faz bem ao corpo, a saúde física e mental.
Vem mais por ai!

Mais sobre:

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

REDE BRASILEIRA DE BLOGUEIROS DE VIAGEM

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

PUBLICIDADE