TURISMO: CHEGAR AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA PINTADA FOI UM DESAFIO, MAS, RECOMPENSADOR

Por Cláudio André, publicado em 10 de junho de 2018

A frase do cartunista americano, Frank Tyger, diz: “Fazer o que você gosta é liberdade. Gostar do que você faz é felicidade”. Assim me descrevo em cada viagem, em cada postagem, em cada lugar visitado (que não são poucos).
Pequenos cactus, grandes significados. A natureza é assim, nos da lição de todo tipo. Existe uma harmonia entre plantas e ambientes cheios de obstáculos, mas, há vida por todos os lados.
Em função do clima semiárido da região onde se encontra, a vegetação da Caatinga costuma ser bastante seca, com espinho e pouquíssimas folhas.  A vegetação é formada por plantas adaptadas ao clima seco, em que ocorrem poucas chuvas. As principais espécies são o Mandacaru, o Xique-Xique, a Aroeira e a Braúna.
A caatinga é um bioma que se concentra na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 12% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do norte de Minas Gerais. O agreste meridional de Pernambuco tem suas particularidades e a vegetação de caatinga está presente em todo os municípios da região agrestina.
A caatinga é um ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas. Essas plantas são chamadas de xerófilas (palavra de origem grega “xero”, seco e “philo”, amigo)
No Sítio Boi Branco que fica a pouco mais de 15 Km da cidade de Iati, term um ecossistema que caracteriza a realidade do povo sertanejo. A vegetação rasteira serve para pega de boi no mato, esporte praticado por vaqueiros, corredores de vaquejada e amantes da vaquejada.
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 km².
A cada passo fui encontrando as belezas naturais do Sítio Boi Branco em Iati. Essa foi a trilha que fiz por mais de uma hora, dentro do mato, passando por porteiras, por baixo de cercas de arame farpado, mas, em compensação, a natureza exuberante. Caminhar faz bem ao corpo, a saúde física e mental.
Vem mais por ai!

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas