O SÍTIO ARQUEOLÓGICO PEDRA DO NAVIO TEM SUAS RARIDADES ECOLÓGICAS

Por Cláudio André, publicado em 3 de junho de 2018

Veja que imagem espetacular. Como uma simples árvore pode segurar uma rocha como essa? Vale lembrar que o granito é a rocha ígnea mais comum, ocorrendo juntamente com os gnaisses no embasamento cristalino, que constitui o substrato da crosta siálica que forma os continentes. Ocorre com diversas cores, cinza claro a cinza escuro, amarelo, rosa ou vermelho.
O paredão granítico com uma coloração toda diferenciada, está visível aos nossos olhos quando chegamos ao Sítio Arqueológico da Pedra do Navio. É bom lembrar que podemos encontrar algumas rochas rochas magmáticas, que são expressas pelas condições geológicas em que se formou graças a sua textura.
O Sítio Arqueológico Pedra do Navio tem sua singularidade. Os granitos encontrados nessa região de Paranatama, ocorrem tanto sob a forma de maciços rochosos como em matagões (blocos arredondados), os mármores são explorados através de cavas abertas ou cortes em taludes, pois não formam concentrações de matagões como os granitos.
A Pedra do Navio de longe pode não parecer importante, mas, quando você chega perto encontra uma beleza natural indiscutível. Essa rocha tem toneladas de quilos, onde há milhões de anos esteve nas profundezas dos oceanos.
O pé de coco ouricuri com seu cacho cheio dos frutos que podem ser consumidos cru ou cozido.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.