PEDRA DO NAVIO: UM ESPETÁCULO DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE PARANATAMA-PE

Por Cláudio André, publicado em 2 de junho de 2018

O município de Paranatama, localizado no Agreste Meridional de Pernambuco, tem uma beleza cravada em seu solo que da gosto de se ver. A Pedra do Navio é uma rocha grandiosa em cima de outras e cada uma com sua geoforma.
A Pedra da Baleia está dentro do Sítio Arqueológico na zona rural de Paranatama, mais precisamente no Sítio Pedra do Navio, há cerca 02 km da rodovia BR-423.
A Pedra Cara de Peixe é outra geoforma encontrada no Sítio Arqueológico Pedra do Navio. Também é fácil localizar pinturas rupestres, marca do homem pré-histórico que provavelmente viveu há 11 mil anos atrás região.
O Projeto Poeta Viagens e Aventuras tem também como objetivo, descobrir o potencial turístico da região do agreste Meridional de Pernambuco. O acesso a esse sítio arqueológico é muito fácil e prazeroso. Entre coqueiros e paredões graníticos fiz esse registro. A Pedra do Navio é uma rocha que fica em cima de outras pedras, onde seu cume chega há mais de 30 metros de altura.
Observando num ângulo de baixo para cima, pude ver que o paredão granítico tem a forma de um casco de um navio, eis o motivo de batiza-la como Pedra do Navio, pena que a ponta da rocha que representaria a “proa” do navio, foi quebrada, ação irresponsável da mão humana.
No Sítio Arqueológico Pedra do Navio tem duas pedras com a geoformas de uma baleia, que impressionam como a natureza caprichou na aparência. A preservação do sítio deve ser constante. Pude ver que falta uma melhor sinalização para se localizar esse lugar turístico e que o acesso seja mais visível e controlado.
O Sítio Arqueológico Pedra do Navio está registrado no Cadastro Nacional dos Sítios Arqueológicos do Brasil. Recomendo que professores, diretores de escolas públicas e privadas levem seus alunos para conhecer essa beleza arqueológica pernambucana.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.