O POTENCIAL TURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE VENTUROSA NO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

Por Cláudio André, publicado em 20 de maio de 2018

Atras da grande rocha do Sítio Peri-Peri, tem um “boqueirão”, formando pequeno açude natural que acumula água da chuva que se conserva e serve como reservatório natural nas épocas de maior período de seca. Infelizmente, o espelho d’água está coberto por uma planta chamada baronesa.

É na zona rural de Venturosa, agreste meridional e dentro do circuito do Vale da Borborema, que encontrei uma camada de rocha que sem exageros, deve chegar a 01 km de comprimento. Na verdade, são duas rochas paralelas, do mesmo comprimento, sendo apenas uma mais alta que a outra.
No percusso que percorri em cima da rocha, encontrei caldeirões d’água (pequenas escavações onde se acumula água da chuva), e muitos cactos e macambiras.
De cima de uma das rochas, que se formou numa serra, vemos de frente a Pedra do Touro, do outro lado da pista que da acesso ao município de Alagoinha.  Processos de erosão ou acumulação acontecem de diferentes maneiras e com distintas intensidades, o que permite que as paisagens se apresentem com uma ampla diversidade natural, tipo, essa rocha grandiosa.
Por ter chovido bastante na região de Venturosa, ainda existe muita água acumulada nos caldeirões que ficam sem cima da serra de pedra.
Os afloramentos rochosos são, por definição, a exposição de uma rocha na superfície da Terra, ou seja, quando parte de uma composição naturalmente interna se posiciona acima da camada dos solos, o que permite ou facilita o seu estudo. 
Os afloramentos são especialmente importantes quando ocorrem com as rochas intrusivas, pois o processo de formação dessas rochas ocorre sempre no interior da Terra, sendo raro o seu aparecimento na superfície por meios naturais.
Durante minhacaminhada por quase 40 minutos em cima da rocha encontrada no Sítio Peri-Peri, me deparei com amostras de folhelhos lâminas finas e paralelas esfoliáveis, tudo junto formando uma cerca de proteção.

Traduzindo, Folhelhoxisto fino ou xisto argiloso é o nome dado a uma rocha sedimentar de origem detrítica e que pertence ao subgrupo das rochas argiláceas, devido à natureza dos seus principais constituintes

Desse ângulo, fiz questão de registrar como a natureza nos dá lições. Uma serra de pedra, vários tipos de cactos nasceram. A maioria dos cactos cresce no chão. Alguns, conhecidos como epifilos, crescem nas plantas. Outros podem crescer em superfícies duras, como pedras.
O município de Venturosa situa-se nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema. Seus principais tributários são os rios Ipanema, dos Bois e Cordeiro, e os riachos do Meio, Carrapateira, da Luiza, das Cabeceiras, Chã de Souza, da Pedra Fixa e Simão. Todos os cursos d’água são intermitentes.
Andar por um lugar assim, em pleno agreste meridional de Pernambuco, até parece que você está andando pelos desertos localizados na America  do Norte, Localizados nas regiões sudoeste dos Estados Unidos e noroeste do México.
Subi essa serra de pedra por volta das 14 horas, até que a temperatura não estava tão alta, por que se tivesse sol escaldante, com certeza o sola dos pés não aguentaria a temperatura da rocha. Lá de cima, fiz a pergunta: O que foi esse lugar a milhões de anos passados? Mar? Houve alguma erupção? 
Quem está no Sítio Peri-Peri fica vislumbrado com o paisagismo de frente. O Parque Municipal da Pedra Furada fica distante uns 2 Km, mas por esse ângulo você pode ve-la com sua grandiosidade.
Um estudo geomorfológico denomina de Caldeirões Naturais, devido à concavidade de suas rochas que acumulam água e que apresentam um grande significado devido ao seu contexto histórico para a região. Essa água sai por evaporação no período que for registrado altas temperaturas. Junta o calor da rocha e a falta de oxigenação da água.
Rocha, cactos, vegetação de caatinga de todos os lados, um lugar muito rico para a fauna e a flora.
Os pássaros são personagens importantes e trabalham como semeadores. Eles comem sementes, soltam pelo cocô, quando chove aquela semente germina, eis o motivo de tanta beleza depois.
A cidade de Venturosa possui também outros sítios arqueológicos de grande valor histórico-cientifico, como a pedra do Tubarão, onde foram descobertos um cemitério de índios pré-históricos; Peri-peri ou Morro dos Ossos, formados por dois grandes blocos de granito, que afloram em meio a uma planície e que possuem em suas paredes inúmeras pinturas rupestres.

PATROCÍNIO

Fechamos a rota de postagem sobre mais uma viagem de turismo que fizemos. Tivemos uma aula de geologia, geografia e de proteção ao meio ambiente.
Em breve haverá sequência o Projeto Viagens e Aventuras, em uma nova viagem. Essa trilha teve o patrocínio do presidente da FETAPE, Doriel Barros e Jaldemo da Auto Elétrica Teresópolis.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.