A CAPITAL FEDERAL DO BRASIL QUE FUI CONHECER. UMA AULA DE ARQUITETURA E HISTÓRIA POLÍTICA

Por Cláudio André, publicado em 10 de maio de 2018

No tour que fiz por Brasília, fui conhecer de perto o Estádio Nacional Mané Garrincha, um projeto arquitetônico de Castro Mello. A construção ocupa uma área de pouco mais de 218 mil metros quadrados e possui 280 pilares de de 36 metros de altura. 
Nesse estádio sempre acontece jogos oficiais promovido pela Confederação Brasileira de Futebol e também pela Federação Brasiliense de Futebol. O Estádio tem capacidade para aproximadamente 70 mil pessoas.
O Palácio do Governo Federal ou Palácio do Planalto, localizada na Praça dos Três Poderes, é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. O edifício possui revestimento de mármore branco e quatro anexos. A rampa sempre está guarnecida por dois guardas do Batalhão da Guarda Presidencial.
A Praça Dos Três Poderes em Brasília é o centro das atenções dos visitantes. É nessa praça que se localiza a Câmara Federal, Senado Federal e o Palácio do Governo. No seu entorno administrativo, você pode encontrar todos os ministérios do governo federal, mais conhecida como Esplanada do Ministérios.
No entorno do Palácio do Planalto, você encontra o Palácio da Justiça, que é uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer e com um projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, além do Palácio do Buriti (sede do Governo do Distrito Federal). 
O Congresso Nacional é um dos locais mais visitados da capital federal. Caravanas e mais caravanas, o tempo todo chegam para registrar as visitas. No caso de visitas internas ao Congresso Nacional, há necessidade de agendamento para visitas de terça à quinta-feira.
O Altar da Catedral de Brasília tem formato oval. A obra foi projetada por Oscar Niemeyer, que segundo relatos, foi seu primeiro projeto arquitetônico em Brasília. A pedra fundamental dessa obra está registrada em 12 de setembro de 1958.
A cobertura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Brasília é toda de vidro, onde na sua parte interna, há pelo menos três anjos pendurados recepcionando quem chega nesse local religioso.
A vida é uma viagem, aproveite-a. Minha ida à Brasília foi justamente para participar de uma audiência pública sobre as violações contra os comunicadores no Brasil. Aproveitei a ocasião e fiz um grande tour para conhecer os pontos turísticos da capital federal. Conhecer a Catedral de Brasilia e a Praça dos Evangelistas, foi uma experiência sensacional.
Dentro da Igreja de Dom Bosco, uma imagem linda de Nossa Senhora. 
O Santuário de Dom Bosco fica numa igreja que a estrutura de 80 colunas revestidas de vitrais em 12 tonalidades de azul, complementadas por 4 colunas (nos ângulos) róseas e por portas em ferro e bronze, foi pensado para contar apenas com a iluminação natural durante o dia. 
A Praça dos Cristais, é um jardim de formas geométricas construído sob a forma de um triângulo (como na forma do terreno). As formas geométricas em concreto remetem às formações cristalinas, típicas da região. O conjunto foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e pelo arquiteto Haruyoshi Ono em 1970. é conhecida também como Praça Cívica do Quartel General do Exército e se localiza no Setor Militar Urbano, em Brasília
Igreja de Dom Bosco tem o seu interior belíssimo, especialmente nos momentos em que o sol adentra pelos vitrais, dando um efeito de cores e luzes fascinante. No centro pende um lustre formado por 7.400 peças de cristal murano, com 3,5 metros de altura e 5 metros de diâmetro – esplendoroso, que durante o dia se ilumina pela luz do sol e a noite parte dele a iluminação que refletirá as cores dos vitrais – representa Jesus.   
O Quartel General do Exército Brasileiro faz parte da lista de monumentos da cidade de Brasília. O projeto arquitetônico do prédio é de Oscar Niemeyer. 
O conjunto de dez edifícios é acompanhado por uma enorme estrutura em concreto: uma concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias. Entre os prédios há também o Teatro Pedro Calmon, um projeto arquitetônico ímpar.
Praça do Cruzeiro – Ponto mais alto de Brasília, tem 1.172 metros de altitude.
A primeira missa celebrada em Brasília completou 60 anos em 2017. Ela aconteceu na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, e marcou o início das obras .
A Praça Multieventos próximo ao Cartódromo da cidade de Brasilia, é local onde acontece os maiores eventos da capital federal e fica na frente do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Esculpidas por Alfredo Ceschiatti e Dante Croce, quatro estátuas de bronze, cada uma com três metros de altura, estão posicionadas à esquerda e à direita da entrada principal do Templo. Representam os quatro Evangelistas – Mateus, Marcos, Lucas e João – e o pergaminho que trazem à mão os identifica como os primeiros registradores da história de Jesus Cristo na Terra.
Quem visita o Memorial de Juscelino Kubitschek em Brasilia, logo encontra exposto o “Ford Gálaxie 500, carro particular de JK.” Uma relíquia da história política da capital federal do País.
Por fim, quem vai a Brasília, encontra um belo acervo que mostra a história de Juscelino e muito da história da construção de Brasília, a principal obra de sua carreira. Apesar de muita controversa, por abrigar toda a sorte de aberrações políticas, é difícil não se impressionar com a linda arquitetura da cidade e assim, admirar-se com a obstinação deste homem em construir a capital.
Um pé de caraibeira no centro da capital federal. Brasília, uma cidade planejada, construída com um projeto urbanístico de fazer inveja a qualquer lugar. Cada quadra com seu comércio. Ruas largas, bem sinalizadas, planas, motoristas obedientes às leis de trânsito e um jeito educado de se viver. Gostei de conhecer Brasília!

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.