TURISMO ECOLÓGICO: UM PASSEIO PELO VALE DO CAFUNDÓ EM FLORES, SERTÃO DO PAJEÚ/PE

Por Cláudio André, publicado em 9 de abril de 2018

Conhecer o Vale do Cafundó em pleno sertão do Pajeú de Pernambuco, é uma experiência muito prazerosa. Interessante, que segundo moradores dessa região, há tempo que não chovia, daí, logo quando chegamos, ouvimos: “vocês trouxeram as chuvas para nós”, quanta responsabilidade.
Com os comunicadores, Carlinhos do Alto (radialista e cantor) e o blogueiro, Cosmo Queiroz, pudemos fazer uma trilha sensacional. Vimos in loco a grandiosidade da fauna e da flora na zona rural de Flores/PE.
As geoformas das pedras, um clima chuvoso, temperatura que variou entre 18 e 27 graus, numa única manhã, respirar um ar puro com cheiro de mato e ter boas companhias, é ser muito privilegiado. Assim, vivi isso nesse final de semana.
O Vale do Cafundó fica na zona rural de Flores, sertão do Pajeú, próximo a divisa dos estados de Pernambuco-Paraíba. Nesse vale, existe um agrupamento de serras com formações rochosas em volta da caatinga.
Seis horas da manhã, caindo uma chuva fininha, contato direto com a natureza, pequenas trilhas de cascalho, nascentes de rios e riachos, assim foi a Trilha da Amizade em pleno sertão pernambucano.
Veja essa imagem que fiz. Como a natureza nos da lições! Uma pedra grande escorada numa pequenina. Refletindo bem, é o que mais vemos nos dias atuais, onde os políticos, por exemplo, escoram-se nos mais pobres e de todos aqueles que vivem à margem da sorte, para terem vantagens.
No meio da vetação de caatinga, uma pedra de cor amarelada, com pinturas rupestres, sinalizando que ali o homem pré-histórico passou por esse lugar há milhares de ano. Era uma maneira de comunicação dos nossos primórdios.
A cada metro andado, fomos descobrindo toda a beleza natural existente e pouca explorada na zona rural de Flores. Fazer a trilha que fiz é uma verdadeira terapia. São as coisas mais simples que nos faz mais forte e encorajados.
Durante esse tour pelo sertão Pajeú, trouxe na bagagem um banco de imagens inesquecíveis. Foram mais de 700 fotos registrada por esse blogueiro. Estaremos a partir desse momento fazendo uma série de postagens.

PATROCÍNIO

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.