AS CARAIBEIRAS QUE EMBELEZAM NA ZONA RURAL DE BOM CONSELHO

Por Cláudio André, publicado em 8 de abril de 2018

As caraibeiras que embelezam qualquer lugar. 
Na zona rural de Bom Conselho, 
pude encontrar essa beleza natural.

Não resiste a beleza dessa árvore. 
No meio de um cerca exibindo seu colorido e exalando um cheiro de flor natural e ao mesmo tempo chamando a atenção de quem passa pela PE-218.

Os pés de caraibeiras são um espetáculo à parte. 
Uma árvore simples, porém, com um toque especial.
A Caraibeira floresce durante os meses de agosto-setembro com a árvore quase despida da folhagem. A frutificação inicia-se no final do mês de setembro, prolongando-se até meados de outubro. Isso varia de região para região







Ipê-amarelo-do-cerrado ou Caraibeira, é uma planta perenifólia ou semidecídua  (decídua no cerrado) ou seja: ela pode perder ou não suas folhas durante o ano. Heliófita (necessita da luz solar) e seletiva higrófita (são plantas que localizam-se em regiões climáticas áridas) e ambientes secos de regiões semiáridas e semiúmidas como a caatinga. Ocorre de maneira esparsa em terrenos bem drenados no cerrado e, em agrupamento  quase homogêneos em solos muito úmidos ou até pantanosos no pantanal e na caatinga.

O Poeta tem muito mais conteúdo em nosso canal no YouTube!

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas, formado em radiojornalismo, poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE), escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM e Rádio Web News Olho d'Água, criador do Projeto Música na Escola, ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura. Membro efetivo da FACUPIRA (Fundação Cultural de Palmeira dos Índios/AL), Ex-membro do Conselho Municipal de Saúde de Bom Conselho/PE. Colunista dos sites Tribuna do Sertão (P.dos Índios) e Tribuna do Agreste (Arapiraca) e 7 Segundos (Maceió). Ex-assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Bom Conselho/PE.