A RELIGIOSIDADE MARCOU O INÍCIO DA HISTÓRIA DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SANTA BRÍGIDA-BAHIA

Por Cláudio André, publicado em 26 de fevereiro de 2018

Igreja de São Jorge, centro de Santa Brígida – Bahia
Umas das belas construções do século XIX
Na Serra do Galeão tem a Praça Padre Cícero, ponto cultural religioso que serve para romarias e realização de via-sacra no período da Semana Santa. Romeiros de Padre Cícero, pagadores de promessas de várias outra religiões e seitas, vão pagar suas promessas em cima das pedras que tem várias geoformas, inclusive, colocando cruzes e cruzeiros em cima das pedras mais altas da serra.
A religião em Santa Brígida é bastante voltada para suas raízes locais e possui um grande sincretismo religioso. A maior parte da população se caracteriza como Católica, porém as pessoas mais antigas costumam seguir doutrinas contrárias ao Catolicismo e que são condenadas pela Igreja, muitos creem em espiritismo, mediunismo, macumbaria, reencarnação, feitiços e em crenças oriundas das religiosas africanas e indígenas, o problema é que parte dessas mesmas pessoas intitulam-se de fé Católica Apostólica Romana e isso ocorreu por conta do sincretismo religioso, e essas crenças são contrárias a verdadeira fé defendida pela Igreja Católica. 
Santa Brígida era uma região famosa pela passagem de Lampião, por ser a terra natural da sua companheira Maria Bonita.
Monumento do Beato Pedro Batista, 
fundador de Santa Brígida
O progresso de Santa Brígida também se reflete na história administrativa. O povoado é elevado a sede de distrito, devido a um pedido do Beato Pedro Batista, tendo sido aberto um juizado de paz e um registro civil. Na época, foi seu maior sonho, assim como o de seus romeiros maior graduado, emancipar Santa Brígida de Jeremoabo, tornando-o município independente. Isso aconteceu em 27 de julho de 1962, a emancipação política do município, tornando Santa Brígida um município politicamente independente.

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas