A TRILHA DO CANGAÇO QUE FUI CONHECER (Parte 02)

Por Cláudio André, publicado em 5 de fevereiro de 2018

A Grota do Cangaço que antes era um riacho por onde escorria muita água no tempo do inverno, ficou marcado pela história da fatídica morte de Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros.
Uma das únicas plantas que resiste a altas temperatura é o mandacaru, que inclusive, além de ter água em seu caule, serve de ração para o gado e produzir doce.

Foi por um desses lados da Grota do Angico, zona rural de Poço Redondo, Sergipe, que a Volante (polícia da época), conseguiu abater na base do tiro, o Rei do Cangaço – Lampião, sua amada Maria Bonita, e os cabras, Luiz Pedro, Quinta Feira, Elétrico, Mergulhão, Enedina, Moeda, Alecrim, Colchete e Macela.

Andar pela trilha por onde Virgulino Ferreira andou, acompanhado de 35 cangaceiros, incluindo, algumas mulheres, percebe-se o tamanho do desafio que eles enfrentaram por muito tempo.

Caatinga fechada, esse foi o lugar que conhecemos de perto e ficamos a imaginar como era a vida dos cangaceiros na década de 30. Entre galhos secos das catingueiras rasteiras, mororós, macambira, mandacarus, assim viveu Lampião cortando esse Nordeste.

Mesmo no mato trancado e debaixo de altas temperaturas, podemos ver de perto que somente plantas como mandacaru e macambira, conseguem diferenciar a cor da vegetação.

Os perigos do Velho Chico. Veja que nessa foto que fiz, percebe-se a existência de redemoinho dentro d’água. Isso é comum nesse trecho do Rio São Francisco. Quem mergulhar nesse local, possivelmente será sugado para as profundezas do rio, como ocorreu com o ator da Globo, no ano de 2017.
PATROCINADORES PARA A VIAGEM A ROTA DO CANGAÇO
   

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas