PASSEANDO PELO RIO SÃO FRANCISCO (PARTE 01)

Por Cláudio André, publicado em 3 de fevereiro de 2018

O Rio São Francisco e seus encantos…
Entre Piranhas, Alagoas e Poço Redondo, Sergipe, há muita degradação às margens do Rio São Francisco.
Para navegar pelo Velho Chico precisa-se de muita experiência, pois há lugares que o nível da água baixou muito devido ao represamento de pelo menos três barragens próximo a Piranhas.
Onde se tinha água, grandiosas pedras tomam de conta do espaço, justamento por causa do desassoreamento. 
A serras, a caatinga que margeiam o Velho Chico deixa um embelezamento natural, porém, percebe-se que o desmatamento e o desassoreamento às margens do rio, tem deixado um grande prejuízo para o meio ambiente.
Há locais no Rio São Francisco com mais de 100 metros de profundidade, mas, é visível que o desmatamento às margens do rio, tem até prejudicado a pesca para os ribeirinhos.
Saindo da prainha de Piranhas até o restaurante de angico, são 30 minutos de passeio. O Catamarã São Francisco é uma embarcação apropriada para navegar pelo rio de todos os brasileiros.
Com o amigo Wendel, piloto do Catamarã São Francisco caracterizado de cangaceiro. Todos os dias está na labuta para recepcionar os visitantes.
Esse é o Velho Chico precisando que o homem se conscientize e preserve-o. Está aí nitidamente o que o rio vem sofrendo com a ação desumana do ser humano, ou seja, há locais que o rio está inavegável devido as rochas que tomam espaço no leito do rio devido ao desassoreamento. 
Com o capitão Célio do Catamarã São Francisco. Grande camarada. Muito receptivo com os turistas. Navegador experiente, durante o trajeto do passeio com seu catamarã, vai contando os desafios que é navegar pelas águas do Velho Chico.
Patrocinadores para a Viagem a Rota do Cangaço

Mais sobre:

Cláudio André

Cláudio André Santos, natural da cidade de Olho d'Água das Flores, sertão de Alagoas,formado em radiojornalismo, é poeta, blogueiro, radialista profissional (Reg.3059 - DRT-PE) e escritor. Tem doze livros de poesias e crônicas publicados. Premiado Pelo Ministério da Cultura em 2009 com o Projeto Cultural Minha Imaginação é um Poema. Estudou além Radiojornalismo, Francês e Filosofia. Membro efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (Reg.678). Fundador da Rádio Olho d'Água FM, criador do Projeto Música na Escola e ex-seminarista. Show-man. Foi um dos fundadores e diretor-executivo da Associação de Blogueiros de Pernambuco (ABlogpe). Fundador do Sistema Online Poeta de Comunicação (Blog, Site, Studio, Lista telefônica, Rádio Web e TV Web). Trabalhou em mais de uma dezena de emissoras de rádio nos estados de AL, PE, SP. Tecnólogo em oratória, em técnicas de vendas e administração empresarial pelo SENAC. Tem várias premiações como repórter e blogueiro. Destaque na área do fotojornalismo. Criador do projeto ecológico/educativo Poeta Viagens e Aventura.

Estatísticas do Google Analytics

gerado por GADWP 

CONHEÇA AS SERRAS DE BOM CONSELHO

SEDUÇÃO CAMISARIA

MOURA CONTABILIDADE

LISTA TELEFÔNICA DO POETA

MALHARIA COLATINO

BIO FITNESS ACADEMIA

ANUNCIE AGORA MESMO

VEM AÍ RÁDIO ATITUDE FM

Últimas